segunda-feira, 16 de abril de 2012

D. Lurdes - Horta humana










  A doença do marido com intolerância a legumes que tivessem pesticidas fez com que esta senhora de meia-idade se lançasse num projecto de cultivo biológico por iniciativa própria. Um vizinho deu uma ajuda cedendo um pedaço de um abandonado terreno agrícola em frente à casa onde mora, com a água para rega vinda da sua própria casa e cheia de determinação e alegria, produz maravilhosos e saudáveis vegetais nos arredores de Portimão.
As poucas pessoas que a conhecem fazem as suas escolhas no local, e a D. Lurdes recolhe, faz os molhos, coloca nos cestos e transporta até à sua improvisada banca sempre com graça e disponibilidade. Ela faz tudo sózinha, mas é claro que precisa de uma ajudinha, ela é a mais nova da zona. Aceita candidatos de confiança. Quem quer ajudar e aprender?
Esta autêntica senhora do verde, reconhecida na terra depois de aparecer em dois programas televisivos, faz desta horta um exemplo de boas práticas agricolas e sociais acrescentando alta qualidade a preços modestos nos cozinhados da sua seleccionada clientela. Vibrantes acelgas,  rechonchudas couves, belos funchos, esplêndidos bróculos, etc. de uma variedade surpreendente, são a demonstração viva de que é possivel ter uma alternativa saudável na nossa alimentação.

Sem comentários:

Enviar um comentário